1/3

Desenho com Tinta da China

 

Mini-Curso Presencial

 

 

Apresentação

Indicado para quem sempre desejou desenhar de forma a expressar a sua individualidade e consolidar conhecimentos no desenho de observação com técnicas líquidas.


A partir da observação de objetos naturais e de naturezas-mortas, serão desenvolvidos estudos rápidos e desenhos elaborados com tinta da China pura e em aguadas, nos quais serão explorados os conceitos de linha e mancha como possibilidades de representar a realidade.

Este é um curso presencial e decorrerá nas instalações do Nextart. Asseguramos o cumprimento das medidas de higiene necessárias, para que todas as pessoas tenham uma experiência agradável e em segurança.

 

Programa e Preços

( clique no horário da sua preferência )

Sábados, 10:30 Início - 12 Fev * 5 VAGAS *


Datas 12 e 19 Fev, 5 e 12 Mar Horário Sábados, 10:30-13:00 Modalidade Presencial Horas de Formação Presencial: 10h Assíncrona: 1h Total: 11h (ver Metodologia, mais abaixo) Preço 85€ Preço até 31 Janeiro: 65€ (Promoção Nextart 20 Anos) Formador Jorge Leal Destinatários Pessoas com ou sem conhecimentos prévios de Desenho, interessadas em desenvolver as suas competências como desenhadores e experimentar técnicas que permitem expandir o âmbito do desenho. Objectivo Geral Identificar a tinta da China como um material versátil, simultaneamente com a configuração de linha, mancha e aguadas. Explorar e compreender a tinta da China com aparo e pincel nas suas mais-valias gráficas específicas.
Objectivos Específicos - Aliar a atenção ao acto de desenhar, através da coordenação do olhar com o movimento da mão;
- Percepcionar as formas através da representação do contorno, dintorno, volume, tom local, ritmo, textura, luz e sombra, com desenhos de linha e mancha;
- Entender o desenho como um processo holístico que envolve capacidade de observação, síntese e opções gráficas; - Identificar a tinta da China como um material versátil, simultaneamente com a configuração de linha, mancha e aguadas;
- Explorar e compreender a tinta da China com aparo e pincel nas suas mais-valias gráficas específicas; - Observar exemplos da História da Arte, para análise e apropriação de estratégias de desenho utilizadas por diferentes autores. Programa Módulo 1 - Tinta da China - Linha com Aparo e Pincel Percepção e descrição das formas através de desenhos de linha com aparo e pincel. Entendimento dos conceitos de contorno e dintorno. Exploração das configurações da linha como expressão individual do desenho. Representação das formas através das zonas de luz e sombra, das texturas das superfícies e dos ritmos dos volumes. Módulo 2 - Tinta da China - Linha e Mancha com Aparo e Pincel Percepção e descrição das formas e volumes através de desenhos de linha e mancha com tinta da China com pincel. Exploração das manchas e aguadas nas suas capacidades expressivas. Conjugação das diferentes técnicas para obter um desenho graficamente variado. Representação do volume através das zonas de luz e sombra, das texturas das superfícies e dos ritmos das formas. Materiais Tinta da China, aparo com cabo, pincel chinês, papel.
A lista detalhada é facultada após a inscrição ou mediante solicitação. Metodologia - As sessões consistem na realização de exercícios práticos que serão acompanhados por demonstrações ao vivo. Ao longo das sessões, cada participante recebe acompanhamento personalizado e em grupo.
- Para além das 5 horas semanais presenciais, cada participante deverá contar com 30 minutos por semana de trabalho autónomo, em formato assíncrono, para visionamento e análise das apresentações de imagens comentadas enviadas por e-mail pelo formador. Medidas de Higiene e Segurança em Aula - É obrigatório o uso de máscara. - Será garantida a distância mínima de 2 metros entre cada participante. - Dispomos de dispensadores de solução alcoólica nas nossas instalações. Declaração de Frequência Este mini-curso faz parte da categoria "Workshops de Introdução" e confere a cada participante o direito a uma Declaração de Frequência.





 
 

Inscrição

 

A inscrição compreende:

  • o preenchimento de uma ficha de inscrição;

  • a apresentação do documento de identificação;

  • o pagamento do curso (ver mais informações abaixo).

Com os dados da sua ficha de inscrição, será elaborado o Contrato de Formação, que será assinado na primeira aula (excepto nos Cursos de Verão, que não contemplam a existência de contrato).

Para efectuar a sua inscrição, por favor contacte-nos ou preencha o seguinte Formulário de Pré-Inscrição:

Pode também consultar a nossa Guia para saber ao detalhe todas as informações relacionadas com a sua inscrição.

Certificação

 

O Nextart é uma entidade formadora certificada pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) nas seguintes áreas:

  • 211 - Belas Artes;

  • 213 - Audiovisuais e produção dos media;

  • 223 - Língua e literatura materna.

 

Através desta certificação, a DGERT reconhece que o Nextart satisfaz os requisitos do referencial de qualidade estabelecidos oficialmente, no que diz respeito à existência de:

  • uma estrutura e organização internas adequadas;

  • processos adequados ao desenvolvimento da formação;

  • mecanismos de acompanhamento, controlo e monitorização da actividade formativa.

 

Com a certificação, os formandos beneficiam de:

  • preços isentos de IVA;

  • dedutibilidade no IRS (de acordo com as condições vigentes);

  • obtenção de um Certificado de Formação Profissional, quando atingidos os objectivos mínimos do curso.

Apresentação

Apresentação

Programa e Preços

Programa e Preços

Inscrição

Inscrição

Certificação

Certificação