top of page

Maratona de Desenho

18 e 19 de Maio de 2024

Galeria de Fotos

 

Aconteceu a 18 e 19 de Maio, a primeira Maratona de Desenho organizada pelo Nextart.

 

Este foi um evento único que convidou cada participante a experienciar o mundo do Desenho em várias vertentes e abordagens, utilizando diferentes técnicas e materiais.
 

maratona 1.png

Módulo 1 - Diálogos: Uma prática de Desenho partilhada
Curadoria: Diogo Costa

Das 20h às 02h

Na 1ª parte deste módulo, Diogo Costa propôs aos participantes explorar a diluição da autoria: a partir de um modelo de observação, os participantes fizeram desenhos a duas e três mãos e exploraram as possibilidades expressivas do carvão, numa abordagem colectiva.

Na 2ª parte, os participantes observaram uma performance realizada por Paulo Cândido, ao mesmo tempo que o desenhavam continuamente, recorrendo de forma livre ao uso de vários materiais e abordagens
em desenho.

Módulo 2 - Guerilla drawing
Curadoria: Mário Linhares

Das 02h às 08h

Esta sessão aconteceu durante a madrugada, tendo o desenho um carácter de intervenção artística na cidade. Mário Linhares levou o seu grupo a dois lugares muito conhecidos na Baixa de Lisboa, como metáfora de mundos longínquos, mas distanciados apenas por uma colina: o Largo de S. Domingos e o Largo de S. Carlos. Em ambos os momentos, os participantes realizaram intervenções artísticas, seguidas de uma apresentação final e um happening fotográfico.

Módulo 3 - Do banquete aos despojos: uma experiência de desenho
Curadoria: Jorge Leal

Das 08h às 14h

Na primeira parte deste módulo, em redor de uma mesa posta, os participantes foram convidados a comer e a desenhar.  Neste ambiente familiar e descontraído, questionaram-se os alimentos e o seu potencial como tema da arte, através de registos visuais com materiais diversos.

Na segunda parte, cada participante foi convidado a percorrer o espaço do Nextart para descobrir várias naturezas-
mortas encenadas, que serviram como novos temas de desenho.

De seguida, os participantes voltaram à mesa do banquete para encontrar os seus despojos. Propôs-se que, a partir desses vestígios, se construíssem naturezas-mortas, para que servissem como novos temas de desenho.

Módulo 4 - Desenho em acção! Oficina de desenho performativo
Curadoria: Rita Carmo

Das 14h às 20h

O módulo de Rita Carmo iniciou com uma breve introdução ao Desenho Performativo, com uma performance da artista Ana Caetano, seguida de uma conversa. Os participantes tiveram depois uma experiência de interpretação individual inspirada na abordagem da artista.

Para a 2ª parte do módulo, os participantes foram divididos em pequenos grupos, para conceberem e interpretarem uma curta performance original, utilizando kits individualizados para estimular e orientar a criação.

No final, houve uma apresentação das performances, aberta ao público, assinalando o encerramento da Maratona.