




Pedagogia da Arte
- Os Materiais como Ferramenta Pedagógica
Primavera 2026
Apresentação
Este curso propõe um percurso experiencial e reflexivo sobre os materiais enquanto dispositivos de aprendizagem, mediação, criação e construção de sentido, no cruzamento entre arte, educação e mediação cultural.
Através de laboratórios práticos com diferentes materiais e sessões de enquadramento teórico-pedagógico, os/as participantes desenvolvem competências para transformar experiências artísticas em propostas adequadas a contextos educativos, culturais e comunitários.
O curso inspira-se nos princípios da Pedagogia da Arte da Nextart e do Lugar Específico – entre Arte e Educação, valorizando a experiência, a escuta, a participação e a relação.
Horário, Preço e Programa
5as feiras, 14:30-17:30
Curso Bimestral (7 sessões): 9 Abr – 28 Mai
Formadora: Susana Alves e convidados
Local: Lugar Específico, Rua Sabino de Sousa 29A, Lisboa
Preço: a anunciar brevemente
Programa: disponível brevemente
Assista ao vídeo com a nossa formadora Susana Alves, a apresentar o curso de Pedagogia da Arte. Clique no ícone à esquerda e deixe-se inspirar!
Inscrição
A inscrição compreende:
-
o preenchimento de uma ficha de inscrição;
-
a apresentação do documento de identificação;
-
o pagamento do curso (ver mais informações abaixo).
Com os dados da sua ficha de inscrição, será elaborado o Contrato de Formação, que será assinado na primeira aula (excepto nos Cursos de Verão, que não contemplam a existência de contrato).
Para efectuar a sua inscrição, por favor contacte-nos ou preencha o seguinte Formulário de Pré-Inscrição:
Pode também consultar a nossa Guia para saber ao detalhe todas as informações relacionadas com a sua inscrição.
Certificação
O Nextart é uma entidade formadora certificada pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) nas seguintes áreas:
-
211 - Belas Artes;
-
213 - Audiovisuais e produção dos media;
-
223 - Língua e literatura materna.
Através desta certificação, a DGERT reconhece que o Nextart satisfaz os requisitos do referencial de qualidade estabelecidos oficialmente, no que diz respeito à existência de:
-
uma estrutura e organização internas adequadas;
-
processos adequados ao desenvolvimento da formação;
-
mecanismos de acompanhamento, controlo e monitorização da actividade formativa.
Com a certificação, os formandos beneficiam de:
-
preços isentos de IVA;
-
dedutibilidade no IRS (de acordo com as condições vigentes);
-
obtenção de um Certificado de Formação Profissional, quando atingidos os objectivos mínimos do curso.
Descontos
10% sobre o valor do curso
Condições para usufruir do desconto:
- ser estudante (mediante apresentação de cartão);
- ter frequentado um curso do Nextart (no mínimo trimestral);
- estar em situação de desemprego (inscrição no Centro de Emprego comprovável);
- ter mais de 65 anos.
5% sobre o valor do curso
Ao efectuar um pagamento a pronto (cumulativo com o desconto de 10%, nas situações em que este se aplica).
Isenção da taxa de inscrição
Para inscrições em 2 cursos em simultâneo
(a isenção aplica-se ao curso de menor valor).

